Consideremos dois blocos de cobre, um quente e outro frio, cada um dos blocos está em contato com um termômetro de mercúrio. Colocando os dois blocos em contato térmico vemos variações nas propriedades do corpo, como a resistência elétrica que decresce com o tempo no bloco quente, e cresce com o tempo no bloco frio, notamos que após certo período essa variação não é mais observada, ficando assim em equilíbrio. Da mesma forma, colocando os dois blocos em contato térmico, o comprimento de um dos lados do bloco quente diminui com o tempo e o comprimento de um dos lados do bloco frio aumenta com o tempo, até que após certo momento eles permanecem constantes, pois entram em equilíbrio. Vemos que a coluna de mercúrio de um termômetro posto no corpo quente irá diminuir com o tempo e a coluna de mercúrio de um termômetro posto no corpo frio irá aumentar com o tempo, até que após certo momento irá permanecer constante, pois atingem o equilíbrio.
Quando todas essas propriedades mensuráveis atingirem o equilíbrio, podemos dizer que os dois corpos em contato estão com a mesma temperatura. A temperatura é a medida do movimento aleatório das moléculas do sistema.Este sistema descrito é isolado, portanto não efetua trocas terminas com o meio externo de forma que se houver qualquer mudança de temperatura a troca de calor é feita entre os dois blocos do sistema.
Após mensurarmos os dois blocos acima individualmente com um termômetro de mercúrio, notamos que o nível da coluna de mercúrio marca a mesma temperatura para os dois corpos. Assim podemos dizer que os dois blocos estão em equilíbrio térmico com o termômetro citado. Dessa forma enunciamos a lei zero da termodinâmica da seguinte forma: “quando dois corpos têm igualdade de temperatura com um terceiro corpo, eles terão igualdade de temperatura entre si”. Está lei é bastante obvia e muito simples de observar no dia-a-dia, ela recebo este nome por anteceder a primeira e a segunda lei da termodinâmica.
A importância dessa lei é o fato dela ser a base para a medição de temperatura, pois quando colocamos um termômetro em um corpo podemos dizer que sua temperatura é a indicado no termômetro, já que eles estão em equilíbrio térmico.

[Autor: Thiago M. Guimarães]

About these ads

Comentários em: "Lei zero da termodinâmica" (12)

  1. lenom disse:

    gostei muito da pesquisa

  2. richard disse:

    coisa inndiota

  3. leticia disse:

    valeu… me ajudou bastante.

  4. Maely disse:

    e qual é arelação entre a lei zero da termodinamica e a troca de calor entre dois corpos?

  5. fabio henrique disse:

    valew…….me ajudou bastante.
    por essa pesquisa tirei um dez…….
    valew……..

  6. Amanda disse:

    Vlw a pesquisa ajudou bastante!
    tava me batendo para achar um site com esse tema, mas que nao fosse mto comprido e que explicasse direito e o seu foi exatamente oq eu estava procurando! obrigada di novo!

  7. michelle disse:

    muitu interessante estou fazendu 1 trabalho e me ajudou demais!!

  8. Prys disse:

    Valew…gostei muito!!
    espero que eu consiga tira um 10 !!

  9. deivid disse:

    um legal a sua pesquisa mais isso é verdadeiro?msm?

  10. Ariane disse:

    valeu você é muito esperto!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 840 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: