Para começarmos com a Termometria necessitamos saber o que significa temperatura e como medi-la.

Todo corpo é formado por átomos e eles estão em constante vibração! Então a temperatura é um valor relacionado à velocidade dessa vibração. Quanto maior for sua vibração, maior será a sua temperatura.

Escalas Termométricas

No sistema de unidades SI, a unidade usada para medir a temperatura é o Celsius (°C). Já o sistema inglês utiliza a escala Fahrenheit (F). Existem também as escalas absolutas de temperaturas, o Kelvin (k) e Rankine.
Até 1954 estas escalas termométricas eram baseadas na fusão do gelo e ebulição da água. A temperatura de fusão do gelo é definida como a temperatura de uma mistura de gelo e água, que está em equilíbrio com o ar saturado à pressão de 1,0 atm (1atm = 0,101325 MPa); Na escala Celsius receba a marcação de 0° e na escala Fahrenheit recebe a marcação de 32°. A temperatura de vaporização da água é a temperatura em que a água e o vapor se encontram em equilíbrio à pressão de 1 atm; Na escala Celsius recebe a marcação de 100° e na escala Fahrenheit recebe a marcação de 212°.

Na Décima Conferência de Pesos e Medidas, a escala Celsius foi redefinida em termos do ponto triplo da água (o estado em que a fase sólida, líquida e gasosa coexistem em equilíbrio) e da escala de temperatura do gás perfeito. Os aspectos importantes dessa nova escala são o único ponto fixo (o ponto triplo da água) e a definição da magnitude do grau. O ponto triplo da água recebe o valor de 0,01°C e o ponto de vaporização, determinado experimentalmente, é de 100,00°C, havendo uma concordância entre a escala antiga de temperatura e nova.
Existem também escalas absolutas de temperatura, como a escala Kelvin (K) e a Rankine (R). A possibilidade de escalas absolutas surge da segunda lei da termodinâmica, que com base na mesma nos permite definir uma escala de temperatura independente da substância termométrica, porém essas escalas são de difícil operação. A escala Kelvin é a escala absoluta de temperatura (tendo Zero Kelvin como o zero absoluto )que se relaciona a escala Celsius.
Essa relação se dá da seguinte maneira:

K=\,^{\circ}\mathrm{C}+ 273.15

Sendo 273,15 K para a fusão do gelo e 373,15 K para a ebulição da água.
A escala Rankine é a escala absoluta de temperatura que se relaciona com a escala Fahrenheit, e isso se dá da seguinte forma:

R = F + 459.67

Sendo 491,67 R para a fusão do gelo e 671,67 R para ebulição da água.

As escalas Celsius, Fahrenheit e Kelvin se relacionam pela equação seguinte:

\frac{T_C}{5}=\frac{T_F -32 }{9}=\frac{T_K - 273}{5}

Exemplo (MACKENZIE) O quíntuplo de uma certa indicação de temperatura registrada num termômetro graduado na escala Celsius excede seis unidades o dobro da correspondente indicação na escala Fahrenheit. Esta temperatura, medida na escala Kelvin, é de:

a)50 K          b) 223 K c) 273 K          d) 300 K          e)323 K

Resolução

5T_c=6+2T_f

T_C=\frac{6+ 2T_f }{5}

Equação das Escalas

\frac{T_C - 0}{100 - 0}=\frac{T_F -32 }{212 - 32}

\frac{T_C}{100}=\frac{T_F -32 }{180}

Simplificando as bases

\frac{T_C}{5}=\frac{T_F -32 }{9}

Substituindo na equação

\frac{\frac{6+2T_F}{5}}{5}=\frac{T_F -32 }{9}

\frac{6+2T_F}{25}=\frac{T_F -32 }{9}

54 + 18T_F=25T_F - 800

7T_F=854

T_F=122\,^{\circ}\mathrm{F}

Convertendo de Fahrenheit para Kelvin

\frac{T_K-273.15}{373.15-273.15}=\frac{T_F-32}{212-32}

\frac{T_K-273.15}{100}=\frac{T_F-32}{180}

Simplificando as bases

\frac{T_K-273.15}{5}=\frac{T_F-32}{9}

Substituindo

\frac{T_K-273.15}{5}=\frac{122-32}{9}

T_K=323.15 K

Resposta: Alternativa e ≅ 323 K

Fórmula Geral da Escala termométrica

Vimos às escalas mais utilizadas, mas é sempre bom saber como montar uma equação de qualquer graduação.

\frac{T_x - T_{Fx}}{T_{Ex} - T_{Fx}}=\frac{T_y - T_{Fy}}{T_{Ey} - T_{Fy}}

Onde T_x é uma temperatura qualquer em uma escala X, o T_{fx} é a temperatura da fusão do gelo na escala X, T_{ex} é a temperatura de ebulição na graduação da escala X.

T_y é uma temperatura qualquer em uma escala Y, o T_{fy} é a temperatura da fusão do gelo na escala Y, T_ey é a temperatura de ebulição na graduação da escala Y.

Para facilitar a compreensão dessa equação e qual sua utilidade veremos alguns exemplos:

Exemplo 01 (FIA-SP) Um termômetro foi graduado segundo uma escala arbitrária X, de tal forma que as temperaturas 10°X e 80°X correspondem a 0°C e 100°C, respectivamente. A temperatura em X que corresponde a 50°C é:

\frac{T_x - T_{Fx}}{T_{Ex} - T_{Fx}}=\frac{T_y - T_{Fy}}{T_{Ey} - T_{Fy}}

\frac{T_x - 10}{80 - 10}=\frac{T_y - 0}{100 - 0}

\frac{T_x - 10}{70}=\frac{T_y}{100}

Simplifica as bases

\frac{T_x - 10}{7}=\frac{T_y}{10}

Substitui o T_y por 50° C

\frac{T_x - 10}{7}=\frac{50}{10}

\frac{T_x - 10}{7}=\frac{5}{1}

T_x - 10=35

T_x=45\,^{\circ}\mathrm{X}

Exemplo 02 (UNIBAN – SP) Ao utilizar um termômetro de mercúrio para medir a temperatura de uma pessoa, um médico percebeu que a escala do instrumento estava apagada entre os valores 36,5°C e 40°C. Para saber a temperatura do paciente, o médico mediu o comprimento da escala do instrumento (de 35°C a 45°C), encontrando 5,0 cm. Em seguida, mediu a altura da coluna de mercúrio correspondente à temperatura da pessoa, encontrando 1,5 cm. Qual a temperatura encontrada pelo médico?

\frac{T_x - T_{Fx}}{T_{Ex} - T_{Fx}}=\frac{T_y - T_{Fy}}{T_{Ey} - T_{Fy}}

\frac{T_x - 0}{5 - 0}=\frac{T_y - 35}{45 - 35}

\frac{T_x}{5}=\frac{T_y - 35}{10}

Simplifica as bases

\frac{T_x}{1}=\frac{T_y - 35}{2}

T_y=2T_x + 35

Substitui o T_x 

T_y=2(1.5) + 35

T_y=38\,^{\circ}\mathrm{C}

Variação de temperatura

Muitas questões de física utilizam a variação de temperatura, isto é, usam a diferença entre a temperatura final (T) e a temperatura inicial (T_0) do sistema, observe o exemplo:

(F.F.O – Diamantina –MG) Um gás absorveu calor de uma fonte térmica. A variação de temperatura observada, medida em um termômetro Kelvin, foi de 27 K. Esta variação, medida num termômetro Celsius, será igual a:

a) Zero          b) 27°C               c) 54°C                  d) 247°C               e) 300°C

Resolução

\frac{\Delta T_y}{100 - 0}=\frac{\Delta T_x}{373.15 - 273.15}

\frac{\Delta T_y}{100}=\frac{\Delta T_x}{100}

\Delta T_y=\Delta T_x

27K=27\,^{\circ}\mathrm{C}

Resposta: Alternativa B

[Autor: Thiago M. Guimarães – Revisora Rúbia Guimarães]

Comentários em: "Escalas Termométricas: Celsius, Fahrenheit e Kelvin" (131)

  1. Ulieme disse:

    Como posso transformar kelvin em fahrenheit e vice e versa pela fórmula mais simples do menor pelo maior?

    • physicsact disse:

      kelvin para Fahrenheit —> °F = K × 1.8 – 459.67

      Fahrenheit para kelvin —> K = (°F + 459.67) / 1.8

    • carol disse:

      kelvin para fahrenheit —-> Tf-32/9 = Tk-273/5
      Fahrenheit para kelvin—->Tk-273/5 = Tf-32/9

  2. kelvin para Fahrenheit —> °F = K × 1.8 – 459.67

    Fahrenheit para kelvin —> K = (°F + 459.67) / 1.8

    Continha chata heim Xl

  3. renatinhaa disse:

    quem foram celsius,kelvin e fahrenheit ?

  4. 3625895

  5. Issoi é muito chato como vcs conseguem ensinar isso vcs são sem noção

  6. YARA REGINA disse:

    qual a maneira que foram criadas essa escalas?

  7. Marco Aurelio disse:

    Em que temperatura a escala °c e o triplo da escala °F ?

    • physicsact disse:

      Marco Aurelio:

      é só você pegar a formula de conversão de Fahrenheit para Célsius, e no valor de “F” você substitui por “3C”, só isso….

      • meu sai fora…esses negocios de fórmula,e contagem,e substituição….e os caramba á 4….é coisa de doido…isso mexe muito com os meus neuronios…mas eu admiro que tem a facilidade pra aprender a fisica….mas mesmo assim eu prefiro a matematica….

      • physicsact disse:

        meus pesames

  8. vcs tem q dá a resposta maiis claras para as pessoas q não conseguem enteder faclimente

  9. Valeu galeraaa…me ajudoo de montaum!!

  10. geisiane ribeiro disse:

    Olha gostaria de saber qual é o calculo exato pra tranformar 20° F em kelvin a resposta ja tenho so estou em duvida qual é o calculo alguem poderia me ajudar? muito agradecida..

    • physicsact disse:

      Geisiane Ribeiro. A equação está bem explícita no artigo.

      kelvin para Fahrenheit —> °F = K × 1.8 – 459.67

      Fahrenheit para kelvin —> K = (°F + 459.67) / 1.8

    • Juana disse:

      olha é so vc entrar no site juanafisica@hotmail.com.la vc vai encontrar todas as respostas…..valeu?

  11. PâM disse:

    Essa equação está bem explicada para quem fez o site e falo a respeito dela esta de parabens.. E para vc Paula que disse : ” Issoi é muito chato como vcs conseguem ensinar isso vcs são sem noção” .. a unica sem noção é vc no caso , pois tudo vai da capacidade da pessoa e vi que vc não tem a capacidade de aprender algun relacionado a Fisica !

    • marcelo disse:

      nossa e vc deve cer muito bom em ?
      para de criticar e ve se toma vergonha na cara e ajuda !!!!!

  12. iamanny lobo de sousa disse:

    eu achei muito interresante

  13. ana carolina rodrigues disse:

    eu achei muito complicado

  14. Ana ilda souza disse:

    certo pais a temperatura atingiu20°c em uma noite e inverso dertermine essa,temperatura nas escalas fahrenheite kelvin

  15. bruno disse:

    eh verdade q tem 5 escalas termometricas, eu conheço 3, kelvin, faltenheit e celsius.
    quais são as outras 2?

    • physicsact disse:

      Bruno, sim exitem as escalas Rankine (absoluta, citada no texto) e a escala Réaumur que tem o zero para o ponto de fusão e 80 para ebulição da água.

    • ARLAN disse:

      SÓ SEI A QUARTA QUE É RANKINE

  16. não gosto de Física, mas esses lances de escalas Fahrenheit e Celsius são bem interessantees…

  17. marta c da silva disse:

    qual e a variação de temperatura

  18. Bruna disse:

    Esse ano começeei a estudar física no primeiro ano do ensino médio , não entendo nada de física que ele ensina .!
    acho essas escalas complicadas deemais ..
    física ée muito chato ;x

  19. Bom, subjetivamente falando isso é um saco meu..Nunca vi coisa mais besta e chata na minha vida que isso. Prefiro mesmo é sair pra curtir a neite, e as baladas daqui de sp..Namorarr,,,Ficar com umas gatas..Sabe ne, eu gatão como sou..Só curto a vida com gatas..Meninas, quem tive interessada..Vai ficar só na vontade.. Já tenho muitas pretendentes na lisa.rsr Mas, quem sabe vcs nao dao sorte e me namoram…Fiquem com Deus..
    BOM É CURTIIRR!!!

    • physicsact disse:

      Olá Junior seu comentário foi completamente desnecessário. Se você não tem a capacidade de compreender a importância de algumas coisas nós não temos culpa. E saiba que seu futuro chefe não acha isso. E lembre-se beleza é a coisa mais efêmera que você tem, já a inteligência e o conhecimento não. Não seja essa embalagem descartável que você acabou de mostrar que é. Aprende a alguma coisa útil, apenas “curtir a vida” nunca te dará futuro ou mesmo dinheiro.

      Sinto muito por você ser o que você é!

  20. José Henrique disse:

    site interessante, gostei muito,ajudou bastante em pesquisas, outra coisa, qual a formula de ocnversão de Rankine para Celsius (ou centigrados) obrigado

  21. Concordo plenamente com voce physicsact, existem muitas “CRIANÇAS”, para falar o português claro, que perdem seu tempo para querer que axem que ele que está correto, pelo contrário, ele não sabe qual é a realidade no mundo a fora. Ele pensa que a vida esta facil para nós. Então caro, Junior, se orienta, até hoje me arrependo do meu passado, eu deveria ter prestado mais atenção nas aulas, me esforçado mais ! Nada vem de mão beijada não !

  22. Andressa disse:

    Temperaturas negativas em graus Celsius são também negativas em graus Fahrenheit ?

    • physicsact disse:

      Não, vale lembrar que a escala Fahrenheit vai de 32 a 212, portanto 0 da escala Celsius corresponde a 32 na escala Fahrenheit.

  23. Andressa disse:

    Ops! ja ia me esquecendo…

    É possivel um termômetro graduado na escala Celsius e outro na escala Fahrenheit apresentarem a mesma leitura ?

    Obrigada ;)

    • physicsact disse:

      Sim é possível, mas esteja ciente que 60°C é diferente de 60°F, mesmo que apresentem o mesma marcação.

  24. dayanne disse:

    eu amo fisica;e muito interesante.

  25. Camilla disse:

    Oiiie achei esse artigo muito interessante me ajudou muito nas aulas de fisica!!!
    Obrigada!
    E parabéns pela inteligencia, que poucas pessoas tem,ou se tem,não usam rs
    =D

  26. physicsact disse:

    É só você não desistir e buscar mais conhecimento, vai perceber que com o tempo as coisas vão se tornando claras.

  27. diogo disse:

    um bloco de massa 300g está a 0°C.Determine a quantidade de calor que se deve fornecer a esse bloco para transformá-lo totalmente em água a 0°C.Dado: calor latente de fusão do gelo(Lf)=80cal/g

    • physicsact disse:

      Diogo, boa sorte em resolver o exercício, caso não consiga de forma alguma VÁ AO TIRA DÚVIDAS QUE ESTÁ NO TOPO DA PÁGINA!

  28. RUANNA disse:

    como eu resolvo isso:Nos laboratórios de fisíca de baixas temperaturas é de uso comum o hélio líquido como fluido refrigerante.A temperatura de ebulição do hélio é 4,2 K.Na escala Celsius, esta temperatura vale?

    • physicsact disse:

      Ruana, o exercício é incrivelmente simples basta usar a formula…

  29. é bem legal isso nós ajuda é muito em trabalhos escolares.É tão bom q nós aprendemos tbm na net em site como esses.

  30. este indereço optimo,gostei imenso
    ja consegui resolver o meu trabalho de
    defesa

  31. que chato isso hein ¬¬’

  32. cara essa pagina é muito legal. achei tudo que prescisava

  33. vlw vo estudar por ai

  34. eu amei a enquete, muito obrigado

  35. Karina disse:

    nossa !!
    esse site é de um surfista
    eu acredito q td isso esta certo eu adorei e me dei bem em física
    bjs!!

  36. Matheus disse:

    Só e escala Célsius q pode dar negativa ou qualquer uma tbm pode dar negativa? ALGUEM ME AJUDA POR FAVOR

  37. nosssaaaa obrigado pela ajudinha ai viu!!
    adoreiiiiiiiiii . meu trabalho escolar ficou 10 obrigado mesmo

  38. Juliane disse:

    Agora entendi tudo.me ajudou bastante.

  39. Ana Karol disse:

    É muito complicado.

  40. HUGO disse:

    OBRIGADO POR TUDO VCS ME AJUDARAM MUITO VCS NÃO FASEM IDEIA GRAÇAS A VC EU PASSEI NA UFT MUITO OBRIGADO E BOA SORTE

  41. Aff a minha amiga aprendeu isso na 5° serie e eu só fui aprender isso no 2° fato a escola só ensinou isso depois de 5 anos após a 5° serie sendo que a escola dela já ensinou na 5° ou seja já era para nos esta aprendendo outros tipos de escalas

  42. Como se faz de Kelvin para Celsius?

  43. leudimar disse:

    eu nao sei de nada de fisica

  44. Ae professor , se teu Nome e Zé Maria e da aula no SESI Alvimar, eu quero que você vai toma no meio do seu CU, eu te odeio com todas as forças , filho da puta!

    Mas se não , obrigado pelo artigo ajudou muito!

  45. Paulo Molnar disse:

    Como estabeleço uma relação entre a esacala “X” que tem a água em fusão a -20º e a água em ebulição a 180º, relação com as escalas celsius kevin e fahrenheit, ajuda ai PHYSICSACT, e tão de parabéns pelo blog, ta ótimo.

    • No artigo tem uma parte que explica bem escalas X (qualquer) “Fórmula Geral da Escala termométrica” e ainda tem o Exemplo 01 que demonstrada como trabalhar com uma escala X qualquer. Você pega essa escala X e compara separadamente com as outras escalas.

      Por exemplo: (X – A) / [180 - (-20)] = (C – 0) / (100 – 0), ou seja,

      X é uma escala qualquer, A é a temperatura que você tem em °X e quer descobrir na escala Celsius. Dividido pela temperatura de ebulição menos a temperatura de fusão, no seu caso 180 – (-20). Compara com a escala Celsius. Ou vise-versa.

  46. paulo disse:

    muito interresante

  47. Roberto disse:

    Tenho muitos calculos de conversao de temperatura, e calculo dos gases perfeitos poderia me dar uma dca em cada uma das relaçoes, isobarica, isotermica e isobarica.

  48. Bárbara disse:

    Estou estudando bastante essa materia realmente sei toda mais na hora de colocar em pratica eu fico bastante tensa e travo em todas as questoes.
    me ajude a simplificar algumas coisas estou com tanta materia em mente que nem sei mais o que fazer.!

  49. sara ferreira disse:

    physicsact quem e voce , porque vc sabe de tudo, isso e muito irado, meu

    • physicsact disse:

      Sou o Thiago M. Guimarães, dono do blog. Mas você só precisa estudar bastante para aprender, não existe segredo.

  50. sara ferreira disse:

    physicsact quem e voce , porque vc sabe de tudo, isso e muito bom

  51. sara ferreira disse:

    queria ter uma inteligencia dessa

  52. stephany disse:

    eu adorei esse blog me ajudou bastante…
    muito obrigada

  53. geisa s.lima disse:

    Poxa fisica e uma materia bem dificil de estudar,mas ela e uma disciplina bem famoso aqui na escola tecnica NEWTON SUCUPIRA,bjus para todos os professores de colegios publicos da bahia,principalmente ao meu professor de fisica joel que encina aqui no Nelton sucupira em mussurung1 setor H
    bjus para todos que leram esse comentario.
    GEISA S.LIMA

  54. geisa s.lima disse:

    Eu queria uma dica bem facil de como fazer os calculos de termometria antes de domingo obrigada.

  55. muito obrigada ,minha vida dependia disso uffa!!!

  56. Maycon Carvalho B. disse:

    preciso de uma video aula detalhada de Escalas Termométricas para uma para uma prova terça-feira, 13 de dezembro de 2011 eu não sei nada sobre isso por favor me ajudem preciso aprender o mais rápido possível!
    aguardando respostas…
    OBRIGADO!!!

  57. dione disse:

    sabemos que a temperatura do corpo humano é de 36ºc e pode variar 42ºc.indique esses valores na escala Kelvin e na escala fahrenheit

    • physicsact disse:

      É só você LER o artigo, lá está explicando exatamente como você faz isso!

  58. Naty.bbzinha disse:

    como se transforma 60 °C em °F ????

    como transforma 50 °F em K????

    me ajuda alguem…

    • physicsact disse:

      É só você LER o artigo, lá está explicando exatamente como você faz isso…

  59. meu livro da escola é muito peba…

  60. IRANIR disse:

    É, eu gostei só não sei se meu professor vai gostar!!!

  61. Larissa Lima disse:

    Muiiiiitoo bomm! =) Brigadinha pela ajudaa..

  62. lucas chagas disse:

    AKI O:
    CONVERSÃO DE PARA FORMULA

    Celcius Kelvin K = °C +273
    Kelvin Celcius °C = K-273
    Celsius Fahrenheit °F = 1,8°C + 32
    Fahrenheit Celsius °C = 0,55 (°F – 32)
    Kelvin Fahrenheit °F= K × 1,8 -459,67
    Fahrenheit Kelvin K = (°F +459,67) /1,8

    PS : ANTES QUE FACÃO COMO EU Kelvin N TEM °(GRAU)

  63. nossa esses cara eram muitos inteligentes mas nao e todos que aproveitam a inteligencia desses professores

  64. Voou ir vender Mandioca qee euu ganho mais *-*

  65. NÃO VOU DIZER MEU NOME NEM QUE ME MATEM DE POIS DE TUDO QUE FALEI TA DOIDA? disse:

    tenho 15 anos estou no ensino medio e pergunto pra qui é qui eu quero essa porraa affss ?

    • physicsact disse:

      simples, se você quiser seguir a carreira na área de exatas ou fazer curso técnico na área de mecânica terá que aprender termodinâmica e termometria. Se você não quer a área de exatas, mas se quer fazer faculdade em outras áreas precisará disso para passar no vestibular. Caso você não queira fazer nada da vida aí sim isso não te servirá para nada!

  66. willan Domingos Da silva disse:

    willian domingos
    fisica não é dificil só basta que preste atenção na materia que vc ira fazer grandes coisas

  67. carla santos disse:

    obrigada me ajudou muito!!!

  68. valeuuuu galerrra

  69. Rafaelle disse:

    otimo!! vai me ajudar bastante no teste!! ;)

  70. muuuuito bom voces são estão de parabéns! mais é um pouco chato e deixa as pessoas confusas

  71. Camila disse:

    Eu preciso da continha formada

  72. Nathaly disse:

    Não entendo muito de Física.. mais os contéudos que consigo pegar em Física, eu passo a gosta e enteder mais ! Adoreei o site.. O Sr° está de Parabéns, pareçe até qe contigo a física fica mais clara, mais interesante e menos chata ! Deus abençõe

    • physicsact disse:

      Muito Obrigado Nathaly, ficamos felizes em ter ajudado. Qualquer dúvida envie para gente…

  73. tayane menezes disse:

    oir estou no 2 ano e comecei agora a estudar essas escalas de celsius,fahrenheit e kelvin. nao gosto muito de fisica mas pretendo me esforça bastante para aprender mais sobre esse assunto. espero que eu possa contar com voces para me passarem informaçoes ok!!!!!!!!!

  74. vanubia martins disse:

    faltei nas esplicaçoes e estou com muitas duvidas e tenho prova na segunda alguem por favor pode me ajudar

  75. luana disse:

    qual é o valor de 68 graus fahrenhet na escola absoluta?

  76. flavia disse:

    Como eu posso demostrar que a temperatura de um gás ideal é idendica a escala de temperatura Kelvin?

    • physicsact disse:

      é só igualar as equações da escala K e da escala que você quer

  77. luana disse:

    nossa não entedi nada mais gostaria de saber mais parece ser muito interessante essas contas … minha professora esta passando essas contas mais ainda não aprendi mais algumas aula eu aprendo se deus quiser …. beijosss pessoal !!1

  78. muito legal essa contas quero aprende mais ….
    parece ser facio mais tem que saber explicar porque tem professor que não sabe explicar e
    acaba ficando complicado !!!

  79. Laryssa Machado disse:

    Parabéns pelo site. A materia foi muito bem explicada e de uma maneira simples o q facilita na nossa compreenssão. Muito obrigada, ajudou muiito.

  80. Você tem algum conhecimento da escala Réaumur? Estou estudando ela aqui no trabalho, achei um pouco desconhecido por não ter achado muitas informações na web. Grato

  81. Sabrina disse:

    aah estou toda enrolada com um trabalho sobre isso…

  82. jeane santos disse:

    muuuuuuuuuuuuuuuuuito legal
    so falta eu aprender
    vcs dão aula particular?
    rsrsrsrsrsrsrsrssrs

  83. carol disse:

    eu tambem estou bem enrrolada,nao sei como os professoes passam trabalho sobre isso

  84. silvilhes alves disse:

    o meu problema é ki eu numk consigo enteder um assunnto c qer de fisik ate o final e esse entao!!!!!!!!!!!!!
    tenho prova amanhan e nao consigo entender o assunto
    o q ki eu faço???????????????????????????

  85. milla disse:

    Adimiro a capacidade de todos vcs q são fera em física,tenho uma grande dificuldade de aprender física mas sei q força de vontade ajuda.Vou continuar tentando e pra vcs q manda a ver,parabéns.

  86. vish, fui reclassificado pro 2º ano do EM,
    professor pediu pra procura temperaturas.
    apavorante, mas interessante.

  87. Luana dos Santos Vieira disse:

    Me ajudem ai para resolver isso :
    Um termômetro calibrado na escala Celsius indicou para a temperatura de uma pessoa em estado febril o valor 40°c. Qual seria o valor indicado pelo termômetro se ele estivesse calibrado na escala Fahrenheit ?

  88. Lucas Marcone disse:

    Não gostava de física, to começando a gosta minhas notas no colégio estão melhorando \(*w*)/

  89. SOUZA disse:

    VALEU A AJUDA

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 842 outros seguidores

